Programação Paralela

De 8 de novembro a 8 de Dezembro, na Galeria Takeo Sawada - Centro Cultural Matarazzo

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Crônica de banalidades ordinárias

de Sylvia Sanchez - São Paulo-SP

Na série fotográfica, selecionada pelo Nova Fotografia 2019, um corpo ocupa de modo pouco usual os cômodos quase vazios de uma casa – sempre justaposto a objetos triviais sem utilidade aparente e deslocados de seus lugares habituais. Os gestos do corpo – e as relações que estabelecem, dentro do quadro fotográfico, com os espaços e objetos – subvertem as noções de normalidade e de funcionalidade nas ações cotidianas, esgarçando as fronteiras do habitual. Promovem humor e desconforto, ao mesmo tempo em que espreitam os condicionamentos e razões que se ocultam sob a superfície do dia a dia.


 

9, sábado, às 18h | Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo - Centro Cultural Matarazzo

FILME DOCUMENTÁRIO | TODOS OS PAULOS DO MUNDO

Direção: Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira

Brasil, 2018 - 80 min - 14 anos

Paulo José é um ícone brasileiro. O talento sem igual, a voz inconfundível, o carisma e a versatilidade acompanham as seis décadas de sua trajetória como ator, diretor e pensador do país. "Todos os Paulos do mundo"  narra a vida e a obra do maior ator do cinema brasileiro através do que viveu e das reflexões que Paulo José, há vinte cinco anos convivendo com o Mal de Parkinson, consegue articular ainda hoje, às vésperas de seu aniversário de 80 anos. Diante da perda da voz, um artista que insiste em falar e que encontra em “Todos os Paulos do mundo” a caixa amplificadora de seu verbo para o mundo.


 

13, quarta, das 18h às19h30 | Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo - Centro Cultural Matarazzo

FILME DOCUMENTÁRIO | SE TEU CORAÇÃO PUDESSE VIAJAR, QUAL SERIA O TEU DESTINO?

Realização: Zózima Trupe - 90 minutos - Livre

O documentário é um registro-semente sobre o processo de pesquisa e criação do espetáculo "Os minutos que se vão com o tempo" presente na programação do 25º FENTEPP. O espetáculo acontece em linhas de ônibus do transporte público, em diálogo com passageiros avisados e desavisados que estão retornando às suas casas após um longo dia de trabalho.

Foi um desafio embarcar rumo à casa, esse lugar dentro de si, e atravessar imensidões, internas e externas, imensidões marítimas, urbanas, íntimas e passageiras. Foi neste trajeto que os artistas pesquisadores da Zózima criaram este filme imagem-movimento da própria vida-teatro que se constrói no coração-tempo, este que pode revelar outros destinos.

Público alvo: Interessados em geral


 

16, sábado, às 18h | Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo - Centro Cultural Matarazzo

FILME | VERMELHO RUSSO

Direção: Charly Braun

Brasil, Portugal, Rússia, 2017 - 90 minutos - 12 anos

Marta e Manu são duas jovens atrizes em crise com a profissão. A fim de se reinventar, decidem encarar o inverno russo para se aprofundar na famosa técnica Stanislavski de interpretação. Entre nevascas, brigas, paixões e muitos litros de vodka, suas personagens acabam por extrapolar os limites da cena e da amizade, fazendo com que sejam constantemente testadas pelo rigor do teatro e uma Rússia majestosa e difícil.